Conscientização é tema de parceria do Instituto Emater com a Sanepar

Por Ana Zimermann

A preocupação com a qualidade da água está presente em uma das áreas do Emater no Show Rural 2018. O objetivo principal dos organizadores é fazer com que os visitantes que passam pelo local pensem a respeito de ações simples que podem ser relevantes na preservação do recurso natural.

O “Caminho das Águas” foi construído em uma parceria entre o Instituto Emater e a Sanepar e é uma proposta de reflexão – tanto para as pessoas do meio rural quanto do meio urbano – da importância da água para a vida do ser humano, para a produção animal e vegetal. Essa consciência deve começar no meio rural, que é onde estão as nascentes”, afirma a técnica Stela Desto.

O trabalho desenvolvido pelos técnicos do Emater consiste em promover a conscientização da população a respeito do papel de cada um nas questões referentes à preservação. “Aqui nós disponibilizamos algumas alternativas para que o produtor possa contribuir para a preservação da qualidade da água e para a proteção dos corpos hídricos, a fim de fazer com que todos os cidadãos tenham água de qualidade à disposição. Estamos abordando a proteção de nascentes e o clorador, que são dois exemplos de ações de baixo custo e que podem ser feitas na propriedade a fim de garantir a qualidade da água e a conservação desse bem tão precioso”, diz Raul Zoche, técnico do Emater.

Coopavel Banco do Brasil Caixa Governo Federal Bradesco Itaipu Univel