Diagnostico de prenhez no Leite

Por Assessoria Show Rural Coopavel

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), presente no Show Rural Pecuário 2017, representa a atividade leiteira no evento. A Associação pensando sempre em buscar inovações que tragam benefícios aos produtores, traz para o evento, o que para muitos é uma grande novidade, o Diagnostico de Prenhez no Leite, atraindo grande público no estande procurando mais informações.

O que é?

É um teste realizado através de amostra de leite que permite identificar se um animal está prenhe ou vazio. O teste detecta a presença de glicoproteínas associadas a prenhez (GAP) presentes no leite. Quando a vaca fica prenhe, passa a produzir estas proteínas em níveis mais elevados, podendo ser identificadas no leite a partir do 28° dia de gestação.

Confiabilidade

Medir a concentração desta proteína é uma forma segura de confirmar a prenhez no animal. No caso do teste de prenhez, estudos demonstram uma sensibilidade de 98,8% e especificidade de 97.4%. O desempenho do teste de GAP é uma ferramenta importante e confiável para produtores e veterinários buscarem eficiência para obter o sucesso desejado nos programas reprodutivos de rebanhos leiteiros.

Quais os benefícios do diagnóstico de prenhez no leite?

Evita perdas na produção de leite, menos manejo dos animais, menor estresse  Comodidade e praticidade, o leite pode ser coletado durante a ordenha  Otimização da mão de obra da propriedade  Identificação de vacas vazias com maior rapidez e eficiência  Otimização do tempo do profissional de assistência técnica  Aumento da eficiência do manejo reprodutivo, propiciando a redução doscustos e perdas financeiras

Quais os benefícios do monitoramento para apropriedade?

Maiores taxas de prenhez e número de bezerros nascidos  Menor custo de reposição  Mais disponibilidade de animais para comercialização, resultando em maiorrentabilidade  Maior desempenho reprodutivo (menores intervalos entre partos e maiores taxas de prenhez).

 

O Superintendente Técnico Administrativo, Altair Antônio Valloto ressalta a importância desta ferramenta que a Associação disponibiliza para os produtores, “Um dos grandes gargalos da atividade leiteira é a reprodução, e a Associação se empenhou para trazer uma tecnologia que seja simples, com baixo custo para que todos os produtores possam ter acesso. ”

Hoje a visão dos técnicos e Médicos Veterinários é muito positiva, vendo que muitas propriedades não têm assistência reprodutiva, através da realização das análises de prenhez, buscam informações e serviços destes profissionais.

Atualmente é realizado em média 1.300 analises mensais em nosso laboratório, e nós vemos como uma tecnologia que veio para ficar e cada vez mais tem aumentado a procura.

O estande da APCBRH se localiza no Show Rural Pecuário, veja no site: http://www.showrural.com.br/mapa/

coopavel Banco do Brasil Governo Federal