Apicultura é um dos destaques do Instituto Emater no Show Rural 2018

Por Ana Zimermann

A área destinada à apicultura é um dos espaços do Emater que chamam a atenção dos visitantes do Show Rural 2018. No local, os agricultores podem esclarecer dúvidas sobre a atividade e conhecer tecnologias que prometem agregar valor ao produto.

“Nós mostramos várias tecnologias aqui, mas a produção de mel em favo direto no vidro é uma das formas mais interessantes de agregar valor ao produto, pois o agricultor pode vender 450 gramas pelo preço de um quilo de mel no estado líquido”, explica o técnico do Emater Nilo Deliberali.

Quem passa pela área também pode aprender a fazer propolina – nome dado à tintura de própolis. “O processo realizado da maneira correta consiste em colocar a propolina no congelador, depois bater no liquidificador, colocar em um vidro com álcool de cereais e própolis em pó para, depois de algum tempo, obter o resultado final, que é a propolina líquida. Para filtrá-la a recomendação é o uso de um filtro de papel”, diz Nilo, destacando as propriedades medicinais da substância que, de acordo com ele, possui vários tipos de antibióticos e é altamente benéfica para o organismo humano.

Na área do Instituto Emater destinada à apicultura os visitantes podem aprender como capturar enxames de abelhas em áreas urbanas utilizando um aspirador de pó adaptado e entender como funciona o derretedor de cera solar, além de conhecer várias outras tecnologias de produção relacionadas à atividade.

 

Coopavel Banco do Brasil Caixa Governo Federal Bradesco Itaipu Univel