Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog


BEA para matrizes suínas: “Tudo questão de manejo”

Imagem 2-Estações

Vídeos produzidos pela WEDA mostram quatro formas de manejo

Qual sistema de manejo é o indicado para a gestação coletiva de matrizes: o cocho longitudinal para pequenos grupos, a estação de alimentação automatizada ou as gaiolas de “auto-captura”? A WEDA Dammann & Westerkamp, sediada na cidade alemã de Lutten e que oferece soluções para toda a sua produção suína, correu atrás desta resposta e documentou os resultados em breves filmes.

Cochos longitudinais estão aptos para grupos menores de gestantes.

Vídeo de cochos longitudinais: VEJA!

Qual tecnologia devo inserir na minha rotina de produção? Qual dos sistemas de manejo é o mais indicado para o setor de gestação em minha granja? E o que melhor se adapta à realidade da minha produção? Estas perguntas somente podem ser respondidas individualmente, pois as condições de manejo são diferentes em cada caso. E as decisões de investimento deverão ser tomadas de acordo com o contexto futuro, já que em 2013 entrarão em vigor as novas diretrizes da Comunidade Européia em relação aos manejos da gestação coletiva.

Gaiolas de “auto-captura”: com o engenhoso sistema de portinholas de auto-fechamento, o animal pode deixar a gaiola a qualquer momento.

Vídeo gaiolas de “auto-captura”: VEJA!

Daí a importância de determinar a tecnologia ideal para as suas matrizes. O cocho longitudinal é indicado para grupos menores de gestantes. Gaiolas de “auto-captura” são uma alternativa simples, pois não sofrem desgastes e são fáceis de usar. Já o produtor que pretende ter total controle sobre sua produção, pode optar pelo inteligente sistema automa- tizado de manejo a partir das estações eletrônicas WEDA.

Os suinocultores europeus já estão se mobilizando diante das novas e, por vezes, complexas exigências, que incluem: dimensões das baias, características dos pisos, tecnologias de climatização e condições de iluminação.

Vídeo estações eletrônicas de gestação coletiva: VEJA!

Os quatro vídeos produzidos pela Weda facilitam a compreensão destes sistemas e o comportamento das matrizes em cada caso. Acesse www.weda.de e tire suas conclusões sobre qual a alternativa indicada para a sua produção. Acerca destes e demais temas relacionados à suinocultura, a WEDA disponibiliza em seu site os boletins informativos “Facilitando normas e diretrizes” e “Tutti Kompletti – Gestação Coletiva”, que também podem ser baixados gratuitamente como E-Paper em www.weda.de.

Compartilhe