Raça Brahman é a 1ª raça zebuína a promover uma degustação de carne durante o Show Rural/Coopavel

Por Marci Guimaraes

Os expositores da raça Brahman receberam no Salão Tecnológico do Show Rural/Coopavel, na quinta-feira, 8, convidados para uma degustação de carne de Brahman.

A ação que teve apoio da Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), é um marco para a raça e a feira. Pela primeira vez uma degustação de carne zebuína foi oferecida aos visitantes. Este feito marca o esforço coletivo de criadores de Brahman em difundir a raça na região sul do Brasil, onde ainda é pouco explorada.

O evento foi prestigiado pelo presidentes Dilvo Grolli (Coopavel), Júlio Laure (ABCT) e Paulo Scatolin (ACBB). Estiveram presentes também Gabriel Garcia Cid e Marcelo Ártico, diretores da ABCZ, além de diversos pecuaristas da região e criadores de Brahman que visitavam a feira.

A degustação de carne Brahman no Show Rural estabeleceu um marco provando que a carne zebuína é competitiva também em qualidade. Reconhecida mundialmente como uma raça muito produtiva, o Brahman se estabeleceu em mais de 70 países, transformando o Zebu na base principal do rebanho do planeta. Características como a precocidade, habilidade materna, docilidade e produtividade conquistaram criadores ao redor do mundo. O que se descortina agora é uma nova etapa e que é um caminho sem volta: o reconhecimento da qualidade da carne produzida por este animal. A degustação realizada comprovou que em um modelo de criação com abate de animais jovens, obtém-se maciez similar às carnes precoces de outras raças comercializadas com selo Premium. Da mesma forma a seleção genética de indivíduos propícios a produzir marmoreio garante a obtenção de um resultado adequado neste quesito, o que tem grande influência na percepção de sabor pelo consumidor.

Levar ao mercado brasileiro um produto de qualidade reconhecida e com um padrão garantido em todos os fornecimentos, é um desafio que envolve todas as etapas da cadeia. Desde a genética escolhida, modelo de recria e engorda, processo industrial específico e diferenciado para carne de alta qualidade, são necessidades obrigatórias para se chegar ao resultado final que viabilizará o acesso as distribuidoras, redes de carne e restaurantes que atuam no crescente e vantajoso mercado da carne premium.

“A degustação de carne da raça Brahman durante o Show Rural 2018, capitaneada pelos criadores e expositores da raça em parceria com a ACBB, foi uma estratégia muito importante para a raça, já que mostra todas as suas características da carne, a habilidade da raça em produzir carne de qualidade, com bom marmoreio e muito palatável.  Foi um grande feito e a presença de técnicos, criadores e clientes engrandeceu o evento. Devemos continuar fazendo isso em todos os eventos possíveis já que criamos uma raça fantástica, superior em qualidade e produção de carne. Nada melhor do que ter um material que dizemos ser bom e poder comprovar isso na prática. Produzimos qualidade. Temos que divulgar com qualidade e creio que esse objetivo foi alcançado.” Avaliou Jairo Frare, titular do Brahman Chaco.

Fonte: MGR Assessoria de Comunicação com contribuição de Rogério Stein (Fazendas Stein – Brahman Xagu)